número único
nacional
Oi, Aqui é Clodoaldo, sócio da ZDL ADVOGADOS.
Me apresento, pois, nos últimos meses ampliamos nossa base de leitores de 3 para 7 leitores! Diante do vertiginoso crescimento algumas pessoas não sabem direito quem sou.
Advogo para condomínios, síndicos e administradores em geral há longos 14 anos.
Represento a ZDL ADVOGADOS; um escritório inteiramente voltado para condomínios.
Ao meu lado estão profissionais que assim como eu, vivem, respiram, dormem e comem condomínios.
Pego este espaço hoje para falar de um assunto que ninguém gosta de tocar.
O momento ruim para as contas dos condomínios. Aliás, já existiu algum bom momento financeiro neste país que sempre está afundado em alguma crise financeira?
Mas como meu assunto aqui é condomínio e não política partidária, me preocupa a forma como muitos síndicos tratam a inadimplência em seus condomínios.
Muitos são os temas relacionados à inadimplência, um deles, e talvez o mais grave, é o conflito de interesse.
Talvez você esteja familiarizado com o conflito mais conhecido.
Experimente chamar um pintor para fazer uma visita à sua casa ou ao seu apartamento e faça a seguinte pergunta:
“Minhas paredes estão precisando de uma pintura nova?”
Acredito que se fizéssemos isso com 10 pintores diferentes, os 10 diriam que “é bom passar uma tinta agora”…
Não importa se você tenha mandado pintar há poucos meses.
O pintor quer pegar o serviço. Ele vive disso. É completamente contra intuitivo que ele diga que sua residência está impecável.
A opinião dele sobre a necessidade de uma pintura tem o chamado conflito de interesse.
Pergunte à pessoa que corta o seu cabelo se você está precisando de um corte.
Pergunte a um dermatologista especializado em estética se seu rosto carece de um procedimento para ficar mais jovem.
Não tem jeito. Raramente a resposta vai se opor ao interesse comercial.
No mercado condominial é a mesma coisa.
Escritórios de Advocacia especializados em condomínios e administradoras de condomínios travam uma batalha diária para saber quem tratará a inadimplência dos condomínios em carteira.
Não adianta taparmos o sol com a peneira, a realidade é essa.
A Administradora é essencial à gestão do condomínio e cabe a ela emitir boletos de cobrança e gerir a inadimplência. O grande ponto aqui toca na cobrança.
A Administradora cobra honorários sobre os valores atrasados e quanto maior o saldo financeiro aberto, maior serão os seus ganhos. Como pode o administrador então ter diligência para que a cobrança se torne efetiva e não se torne um rombo nos cofres dos condomínios?
Como podem ir contra o interesse comercial da sua própria empresa.
O Administrador precisa ter um conceito ético bem elevado. Conheço muitos que possuem, mas infelizmente nem todos.
O mesmo conflito ético passa aos Advogados que são contratados para judicializarem as cobranças. Entenda uma coisa, Advogados ganham dinheiro nos juros de suas causas. Cada ação na Justiça determina a correção e reajuste dos valores em patamares bem maiores do que a média do mercado financeiro.
Sendo então o bem garantidor de suas próprias despesas: bingo! Muitas causam que poderiam ser solucionadas em tempo razoável perduram anos em nossos Tribunais.
O mesmo problema reside em casos em que o serviço A paga menos recompensa do que serviço B.
Um corretor de imóveis está apresentando duas casas para você. Ambas custam 1 milhão de reais. Elas têm a mesma metragem e localização similar.
Porém, uma delas tem problemas com o encanamento e algumas infiltrações. O corretor não sabe exatamente a gravidade e acredita ser coisas simples de resolver.
Por essa razão, o proprietário tem pressa e ofereceu 10% de comissão se a venda for feita ainda este mês.
Já a outra casa está impecável, mas a comissão é de 3%.
O corretor de imóveis consegue ser imparcial?
E o que dizer então das dívidas de condomínios que podem ser solucionadas com comunicação direta, permanente, clara e precisa aos condôminos devedores no âmbito extrajudicial mas o gestor prefere deixar a dívida se tornar alta e embutir maior percentual de honorários quando executa as mesmas cotas em aberto?
Não cobrar uma dívida menor e permanecer silente é dar corda ao condômino para ele mesmo se enforcar.
“Ah, Clodoaldo, eu já entendi. Você está querendo dizer que administradoras de condomínios e advogados sócios nessas empresas têm conflitos e a ZDL não tem.”
Não. Eu estou explicando os conflitos mais comuns e aqueles que todos conhecem e comentam. De fato, a ZDL é independente e não é afetada por esses conflitos.
Mas só não é afetada porque eu luto diariamente para não ser afetado. O Conflito é iminente e constante e se a vigilância não for um valor caro para o profissional, naturalmente ele cairá nas armadilhas destes conflitos.
Para sairmos dessa armadilha dividimos a ZDL em 3 setores: São os nossos 3 “cês”:
– Consultivo
– Contencioso
– Cobrança
O pessoal da cobrança detesta que eu exponha isso, mas precisamos ser claros: a cobrança é o motor de todo escritório de advocacia condominial. É o nosso combustível e naturalmente o carro chefe e porta de entrada em nossos clientes.
Ela precisa ser feita de maneira precisa e transparente. Ao inserirmos em nosso sistema a dívida, semanalmente o condômino devedor recebe um e-mail informando o valor e a maneira de pagá-la ainda em âmbito extrajudicial. Se o e-mail não for suficiente, entra em ação nossa cobrança ativa através de mensagens telefônicas.
Cobrar seu próprio cliente requer muita atenção, cuidado e tato nas palavras e gestos.
Transcorrido esse prazo entra em campo nosso time de execução. É onde a Ação é preparada, elaborada e distribuída. Não acaba aqui. Nosso sistema segue tentando acordo a todo instante, justamente para que o condomínio receba o que é devido, sendo o valor ainda em patamares alcançáveis para o bolso do condômino.
Ainda temos muito o que aperfeiçoar para atingir a meta que temos, mas com certeza com esse procedimento eu garanto: Estoque de dívidas de condomínios nós não vamos ficar!
Clodoaldo Lima é Advogado Condominial e sócio da ZDL ADVOGADOS.